sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Carlotto: origem e significado do sobrenome







Conforme o site Cidadania Italiana, na página “Origem de sobrenomes”, onde aprece apenas o sobrenome Carletti, consta como sendo “uma forma diminutiva do nome CARLO, que se origina no grego “karla”, que quer dizer homem livre. Assim, temos variações, como: Carlin, Carlesso, Carletti, Di Carlo, Caroli, Carlone, CARLOTTO, etc”.

Por outro, conforme pesquisas realizadas, o sobrenome familiar CARLOTTO é de origem italiana pura.

Entre outros descendentes dos Carlotto, e que foi vice-prefeito do município de Carlos Babosa, foi Olavo (Carlotto) Guerra.

CARLOS BARBOSA

Carlos Barbosa era dominada pela mata, e só depois da inauguração da Estação Ferroviária e a implantação do trem “Maria Fumaça”, o então distrito de Garibaldi começa a se desenvolver, lenta e gradativamente.

Como está registrado numa revista que foi publicada em Erexim, em 1932, em artigo de certa pungência e lirismo, republicado no Jornal Contexto, do meu primo Agostinho Carlotto Facchini:

“Avança o colosso à marcha lenta. Deslizando sobre os trilhos. Imponente, dirigi-se às montanhas, qual monstruosa serpente de duas cabeças, com o poder à frente e na causa, para com mais arte e felicidade, vencer os acidentes geológicos”.

Em 1908 foi inaugurada a primeira estação ferroviária do hoje município Carlos Barbosa, e em 7 de setembro de 1918 foi inaugurado o trecho da estrada de ferro entre Carlos Barbosa e Garibaldi, trecho que foi prolongado até Bento Gonçalves em 10 de agosto de 1919.

No ano de 1933, visando incrementar o turismo que crescia na região serrana do Estado com mais um atrativo, além de servir como veículo de difusão dos hábitos, das tradições e da cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, foi reativado o ramal ferroviário para fins turísticos, partindo de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi até a plataforma de Carlos Barbosa. E em 1997 foi realizado o primeiro passeio noturno turístico de Natal.

Hoje, entre outras atrações mais que o município oferece, como a Fenalatte, hoje Festiqueijo - Festa Nacional do Queijo e do Leite, e que tem sido motivo de curiosidade aos estrangeiros que visitam a cidade, existe a Tramontina, que hoje compõe um grupo de empresas que atuam no mercado nacional e mundial, na produção de cutelaria e fabrico de diversificados manufaturados, como conjunto de talheres, jogos de panelas, ferramentas diversas. Além disso, o município sedia a multinacional Irwin, empresa fundada sob o nome de Metalúrgica Carlos Barbosa, e especializada em puas de aço e brocas, fundada pelo meu tio Getúlio Carlotto, que era seu presidente, entre outros sócios. Também instalada em Carlos Barbosa uma unidade do Grupo Grendene, líder nacional do setor calçadista.

No setor esportivo, o destaque nacional fica com a equipe de futsal (futebol de salão, jogado em quadra de chão de madeira e integrada por quatro jogadores de cancha e um goleiro: a ACBF - Associação Carlos Barbosa de Futsal, que tem atraído torcedores de todo o Brasil nas disputas dos consagrados campeonatos estaduais e nacionais, onde a ACBF tem sido uma das equipes de destaques, inclusive emprestando muitos de seus jogadores à Seleção Brasileira de Futsal, diversas vezes campeão do mundo.

Nenhum comentário: