Meu avô (nonno) Felice Antonio Pagot, que, entre outras participações de Bento Gonçalves, foi "garoto propaganda" da Cantina Aurora, atualmente Vinícola Aurora, e hoje reconhecido com o batismo de uma rua com seu nome, fez parte também da história da primeira Fenavinho realizada em Bento Gonçalves, no ano de 1957.
FELICE ANTONIO PAGOT, nascido em Gaiarine no dia 24 de junho de 1881, província de Traveiso, região do Vêneto, Itália e falecido no dia 04 de julho 1970, em Bento Gonçalves/RS, embarcou no "bastimento" Garibaldi, no Porto de Gênova, juntamente com a esposa
Ângela Maddalena De Giusti Pagot e mais seus sete filhos:
Antonio, Santa, Felice, Francisca, Luigi (Luiz), Ignez e Anacleto, este com nove meses de idade, no dia 24 de setembro de 1921 e aportou em Santos no dia 09 de agosto de 1921, com 40 anos de idade, permanecendo trabalhando nos cafezais paulistanos até 1929, quando, a convite de conterrâneos italianos, decidiu rumar para o Rio Grande do Sul. Aqui chegou no dia 03 de setembro de 1929, morando em Torino, então pertencente a Montenegro/RS, depois transferiu-se para a localidade de Torino, então subdistrito de Garibaldi/RS, onde iniciou suas atividades cultivando videiras. Anos depois, seguindo o filho primogênito Antonio, adquiriu terras na parte alta de Garibaldi e lá continuou com a atividade do cultivo de videiras, o que o tornou um invulgar conhecedor de vinhos. Tudo isso depois de passar cinco anos em campos de batalhas durante a vigência da "I Guerra Mundial", que terminou em 1918.
Aqui no Rio Grande do Sul o casal
Felice Antonio e Ângela Maddalena Pagot tiveram mais cinco filhos:
Mérica (nome dado em homenagem à América),
Lungino Francisco, Umbelina, Aparecida (quatro dos filhos nascido em São Paulo) e o caçula
João, este o único a ter nascido no Rio Grande do Sul.
Passados mais alguns anos decidiu transferir-se para Bento Gonçalves/RS, onde viveu até seus últimos dias de vida aos 89 anos de idade.
Vídeo inédito e exclusivo sobre a "comune" de Gaiarine, provìncia de Treviso, Região do Vêneto, Itália, cidade de origem da Famiglia Pagot, vídeo-documentotário produzido por Xico Júnior (nè Francisco Antonio Pagot), em 2012.
Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário